segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Lenda do José walter - Bairro dos Cornos


O Conjunto Prefeito José Walter é um Conjunto Habitacional construído em 1970 na cidade de Fortaleza e está localizado no bairro Mondubim, nos limites de Fortaleza com Maracanaú. Foi criado em homenagem ao prefeito de Fortaleza, José Walter que foi conhecido por obras polêmicas como a destruição da coluna da Hora e do Abrigo central localizado na praça do Ferreira no centro da cidade.
Tem origem no antigo Núcleo Integrado Habitacional do Mondubim. A região era habitada por inúmeras famílias pobres tendo em vista o difícil acesso pela avenida expedicionários. Foi projetado pelo arquiteto Marrocos Aragão seguindo o modelo de cidade planejada. Possui 4 etapas tendo o modelo original projetado com 5500 casas. Em sua inauguração foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina. Hoje é um bairro e, tem população de aproximadamente 34.000 (segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) pessoas Comércio misto, agencia bancaria (Bradesco e Caixa Econômica), Shopping (Pátio Arvoredo), CSU - Centro Social Urbano (Maior da América Latina), Postos de Combustíveis, Autopeças e etc... Lazer: Praças, Campos de Futebol, Pista de Bicicross... Escolas: Particulares e Publicas(Estaduais e Municipais.
Pouco da Historia do Bairro:
Morador Mais Antigo: Sr. Victor (Residente na Rua 48, Segunda Etapa)
Primeiro Mercantil do Bairro: Mercantil O BARATO ( Fundado pelos irmãos Raimundo Assunção e Manuel Assunção este popularmente conhecido como Biel, hoje no lugar do Mercantil existem lojas e uma academia, mas seus antigos fundadores ainda vivos continuam a residir no Bairro.
Política: Por mais que seja um bairro de grande numero populacional, não tem representantes políticos do bairro, seja vereador ou outros níveis políticos, dificultando assim o crescimento do bairro e a luta por melhorias.

Agora a lenda que gira em torno do bairro José Walter é que é o bairro dos cornos, na verdade acho que todo bairro tem corno, mas segundo as más línguas do povo daqui o José Walter é o bairro que tem mais corno em todo o Brasil.

Dizem que se chover argolas no José Walter não cai uma no chão.

Segundo um dos moradores de lá disse que muitos foram embora e assim o bairro fica na média de outros bairros.

Não faltam hipóteses para a origem da fama. O dono do bar, Carlos Augusto (Paçoca), 50 anos, lembra que, por ser um conjunto habitacional, no início, as casas eram iguais. E acontecia, uma vez ou outra, de o cidadão entrar no domicílio alheio. “Inclusive, teve um lance desse com o meu pai. Ele entrou na casa do vizinho e, quando notou a mulher diferente, disse: ‘Valha aqui não é minha casa, não’”. O povo maldoso é que via coisa onde não existia.

Outra causa apontada é o fato de o Zé Walter ser um bairro com muita mulher bonita. “Daqui já saíram três miss Ceará. Que outro bairro teve isso? Nenhum!”, conta orgulhoso Haroldo Torres, 50.

O aposentado João Pedro Vilarreal, 71, sentado em outro bar, narra história totalmente diferente: “A gente tinha um problema de transporte. O bairro era distante demais e tinha apenas uma linha da empresa Nossa Senhora de Fátima. E as pessoas diziam: ‘Isso aqui é lugar pra corno’”.

Há quem reclame que a fama foi espalhada pelo humorista Falcão, o que é negado categoricamente por ele: “O José Walter foi o primeiro conjunto habitacional (de Fortaleza) e ficava no meio do mato. Como era um bairro dormitório, os maridos iam trabalhar e as mulheres ficavam em casa. Daí vem a fama de bairro dos cornos, que é antiga, do final da década de 70.




Nenhum comentário:

Postar um comentário